A. S. falando de crítica

Olá meus docinhos, como estão vocês?

Eu sei que hoje é quinta-feira e eu deveria ter escrito algo antes, mas eu estava estudando para as minhas últimas provas (porque eu sou super esforçada... Acreditem...). Obrigada por sentirem falta de mim, e agora eu estou aqui para acabar com o sofrimento de vocês. 


O que eu estou falando? Ninguém sentiu minha falta...


Então vamos deixar de enrolação e ir direto ao ponto. Eu fui possuída pelo espírito crítico-revoltz da tia C e resolvi fazer um texto falando sobre crítica. E como é um texto de crítica, eu vou criticar as coisas kkk (não, jura?).

Agora me respondam uma coisa, o que vocês acham que merece ser lido ou não? Existe algum livro que você não entende porque as pessoas leem e porque faz sucesso/vende? 

Um desses debates intermináveis e polêmicos foi o que me inspirou a escrever esta postagem (eu espero não ter escrito algo sobre isso ainda - porque era algo que eu queria ter escrito há muito tempo). Não pense, porém, que eu vou plantar a semente da discórdia (mesmo eu adorando isso), vou apenas dar minha humilde opinião sobre o que merece ser lido e o que não merece.

Já respondendo à questão: TUDO MERECE SER LIDO. Eu não gosto muito quando as pessoas dizem que apenas os grandes clássicos merecem ser lidos ou que só autores canonizados são os bambambans e que merecem ter nosso tempo. Ou ainda que apenas alguns gêneros específicos ou autores específicos irão acrescentar algo em sua vida. 

Não gente, simplesmente, não. Tudo merece ser lido e lidos a seu modo [Com isso eu quero dizer: não compare coisas com outras coisas diferentes (tipo Crepúsculo e Harry Potter)]. Não estou dizendo que todos irão gostar, ou que todos irão achar que não foi tempo perdido. Eu tenho certeza que várias obras irão ficar pela metade ou com um desânimo no final. Mas... Como você saberia se ira gostar ou não se não tivesse lido? Você pode não gostar, mas pode também se tornar seu livro favorito, pode lhe ensinar inúmeras coisas que talvez não tiveram significado para outros leitores... E como você saberia se não lesse?

Muitas pessoas - entende-se aqui apenas leitores, nada de críticos literários ou pessoas que leem mais do que por diversão - gostam de jogar sua opinião e erguê-la ao patamar de "única e irrevogável". Para elas essas opiniões podem até ser, mas não para o resto do mundo. Então não leve muito a sério alguém que diz que livro x é uma droga e que bla-bla-bla

Opiniões são criadas a partir da vivência, ou seja, cada dia de sua vida cria seu gosto pelas coisas e seu modo de ver o mundo. Então... As pessoas vivem coisas diferentes = As pessoas gostam de coisas diferentes. Então o que para alguém é algo ruim ou bom, pode não ser para outros.



É isso que as pessoas devem ter em mente quando vão dar a opinião: elas tem que parar de pensar apenas naquilo que elas julgam ser o certo e aceitar as outras visões que habitam o mundo.


Então meus docinhos, leiam o que vocês querem ler, sejam felizes e deixem de lado essa sensação de guilty pleasure e vão fazer o que gostam sem se importar com a opinião alheia (e esse concelho serve para um monte de coisas). 

Nada nesse mundo é perda de tempo. As pessoas sempre aprendem com experiências novas, sendo elas ruins ou boas.



Por hoje é só. Espero que tenham gostado e logo, logo terão postagens novas e um blog mais organizado... (Ainda trabalhando na minha agenda de postagens).

Beijocas

2 comentários :

  1. Concordo que sempre devemos tirar algum aprendizado das experiências vividas ... Bom final de semana. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo da sua opinião, pessoinha. Acho que as pessoas devem no mínimo respeitar o gostos alheios. Outro ponto onde podemos observar muito isso é com relação a música. Também é bastante polêmico. ><
    Bijin =D

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.