Resenha - Ninho de Fogo - A Mestiça (Volume #1)



Ah, dragões. Quem não os ama? Se você não os ama, pode se retirar daqui agora. Como vocês já devem saber, eu sou apaixonada por fantasia (e sim, eu vou repetir isso em todas as resenhas de livros de fantasia), e não tive como deixar passar quando vi o livro da Camila Deus Dará. Eu havia comprado o primeiro exemplar na outra editora, mas a autora mudou de casa editorial e eu tive que comprar o box da trilogia completa. Agora vamos ao que achei do primeiro volume. 


A Mestiça - Trilogia Ninho de Fogo - Camila Deus Dará
Editora: Pendragon
Páginas: 248
Nota: 3

Melane, uma garota de 16 anos que vive com a avó, descobre não apenas ser uma mestiça de bruxa e dragão, como também uma princesa em um mundo chamado Ninho de Fogo.
Com ajuda de seu fiel guardião David, e o pequeno Jack, o garotinho de quase 300 anos de idade, ela volta para sua terra natal, descobrindo que o lugar está se despedaçando.
Em um mundo de dragões, fadas e sereias, Melane terá que ser forte para a batalha que colocará em risco o mundo onde nasceu, enquanto tenta descobrir a quem pertence seu coração.
Uma mistura de romance, aventura, guerra e salvação é o que te espera em Ninho de Fogo!

Em um dia comum de sua vida, ou nem tão comum assim, Melane de repente se vê fugindo de dragões nas costas de seu melhor amigo David, que, para surpresa de nossa protagonista, também tem a habilidade de se transformar em um dragão. Nessa fuga, ela descobre que na verdade é a princesa de um reino em outro mundo, chamado Ninho de Fogo, e que precisa voltar para casa. Descobre também que seu avô, o rei do lugar, tornou-se um tirano e está destruindo o reino e pretende matar a própria neta. Coisas bem cotidianas.

A Mestiça é narrado em primeira pessoa, em grande parte pela Melane, mas com alguns capítulos pelo ponto de vista do Jack. Acho que eu particularmente preferia que fosse narrado só pela Mel, já que não achei que os capítulos do garoto contribuíram tanto para a história. Mas foi interessante ler sobre os sentimentos dele, já que não sabemos todos os lados com um narrador personagem apenas. 

Nesse primeiro volume encontramos aquela fórmula que conhecemos muito bem: o Monomito. Melane se vê diante da missão de salvar seu povo, enfrentando seu avô. Como toda situação "você é um bruxo, Harry", a protagonista leva seu tempo para se acostumar com a ideia de sua descendência, mas assim que vê a situação que encontra as terras do reino, resolve deixar de lado suas inseguranças e partir para a ação.  


A ambientação foi bem construída, por mais que eu pense que a autora poderia se demorar mais nela, por se tratar de um novo mundo e isso propiciar uma maior imersão. As descrições não são cansativas, assim como a linguagem  da obra, que se adéqua ao público alvo. Achei porém a história um pouco corrida, o que não permitiu que os personagens fossem tão bem trabalhados quanto eu esperava. Suas mudanças são rápidas e nem sempre por algum motivo muito claro. A autora acrescentou também algumas cenas que não se enquadraram tão bem na história, provavelmente por não terem o tempo necessário para serem desenvolvidas. 

Meu desenho da Melane :)
Achei bem interessante o mundo de dragões, mesmo não sendo a única espécie, é a principal na obra. Espero que nos outros dois volumes a autora fale mais sobre o universo, trazendo ainda mais criaturas e dando importância a elas na trama. 

Por mais que sinta que a autora precise melhorar um pouco mais, amadurecer sua escrita e construção, achei divertida a leitura, uma boa história para passar o tempo. A escrita é bem levinha, com personagens adolescentes que correspondem à sua faixa etária. 

O final do livro me deixou muito curiosa e não posso esperar para descobrir como Melane irá resolver tudo nos próximos volumes. 

A edição da Editora Pendragon ficou uma gracinha, no box, as lombadas dos três volumes juntas formam uma imagem única, que fica linda na estante. A diagramação ficou no ponto, sem tantos detalhes quanto a edição da outra editora, mas também não pecou em nada. O livro possui um mapa de Ninho de Fogo nas primeiras páginas, o que é sempre muito bem-vindo em livros do gênero. A única coisa que não gostei tanto foi a forma que as folhas do livro foram coladas, por mais que a capa seja molinha e dê para dobrar, a forma como as folhas estão em certas partes não permite que o livro seja muito aberto. 

A Mestiça é indicado para aqueles leitores que gostam de fantasia e procuram um livro rapidinho, mas divertido para ler. 



Sobre a autora

Uma garota de 28 anos que adora moda e maquiagem ao mesmo tempo que Star Wars e Peter Pan.

Cresceu em uma família que vivia a base de jogos de vídeo game, filmes da locadora do posto de gasolina mais próximo e das histórias que o avô sempre contava. Acredita que todos esses fatos colaboraram para a escolha da sua profissão.

Aos 9 anos de idade descobriu o mundo mágico dos livros e, depois disso, surgiu uma vontade imensa de criar suas próprias histórias e dividi-las com o mundo.



Gostaram da resenha? Já leram o livro e acharam que eu deixei passar algo? Gostaram de conhecer mais sobre a obra? Não deixe de comentar!

13 comentários :

  1. Oii. Muito obrigada pela resenha, pelos comentários e pelas críticas,elas são sempre muito bem-vindas.
    Espero que goste do segundo livro, mas se não gostar, pode descer a lenha. Hahahaha
    Ah, eu adorei o seu desenho.

    Um beijo e obrigada mais uma vez. :)

    ResponderExcluir
  2. Hello! Tudo bem?
    Ainda nao conhecia, mas sou como vc e adoro uma fantasia, ainda mais com dragoes como personagens centrais, sao tao poderosos e ao mesmo tempo companheiros.
    Que bom que a leitura foi otima e que te prendeu, pelo que percebi o mundo criado pela autora é bem intrigante e nos vicia na leitura.
    Achei a autora linda, amei o cabelo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi oi!

    Tudo bem? Deixa eu dizer que estou completamente apaixonada por essa capa! Foi real e oficial instalove.

    Fantasia com dragões? Já estou tendendo a gostar a história também, amo esse elemento da fantasia e fico um pouco frustrada por ele ser tão pouco utilizado. É importante para mim esta questão da ambientação e porque não basta jogar la na história os elementos, eles precisam se encaixar.

    Entendo a questão do amadurecimento da escrita, também já senti isso antes, mas com um pouco mais de tempo acredito que ela consiga fazer isso. Estou mesmo curiosa a respeito da obra e da escrita.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou aqui lendo sua resenha e como no Rio hoje é feriado, meus sobrinhos estão pendurados em mim.
    Logo que viram a capa já me encheram de perguntas, quando contei sobre o que se tratava a euforia começou.
    Então nem preciso dizer que sua dica será muito aproveitada, né?
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Conheço a Camila, mas não li nada dela ainda. Gostei muito da sua resenha e fiquei muito contente por saber que a ambientação, apesar de precisar mais de trabalho, tenha sido interessante. Eu gostei muito de Melane ter que salvar pessoas, sabe? Vou super anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?

    Achei a capa linda! Ainda não tinha ouvido falar do autor ou da obra, mas fiquei bem interessada! Quero muito conhecer esse universo de dragão que fala, fiquei um pouco triste por não ser tão aprofundado nas descrições pois realmente, quando é um universo novo eu particularmente amo saber cada minimo detalhe para poder ter uma imagem em minha mente bem realista. Mas adorei de verdade sua dica, anotada ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nao sou fã de fantasia. Envolvendo dragões, algo que tenho medo e mesmo sabendo que não existe, eu tenho um trauma de infância. Corro pro lado oposto. Mas eu amei a capa, não conhecia a história, certamente irei acompanhar a autora. Adorei seu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Eu ainda não conhecia esse livro. Parece ser uma boa fantasia. Não é o meu gênero preferido, mas leio sempre que surge um lançamento bom. Gostei da resenha e já anotei a dica para depois.

    ResponderExcluir
  9. Tive parceria com essa editora ano passado e fico incredula com o trabalho grafico deles, é maravilhoso demais! Eu acho incrivel o espaço que eles dão para fantasias, isso certamente é um diferencial no mercado. Ainda não li essa obra mas to super animada já. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Que lindinho o seu desenho! Eu gosto de histórias com dragões, quero muito mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Camila. Achei bem legal termos esse embate entre neta e avô.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou apaixonado por dragões também, inclusive li um nacional esses dias muito bom. Sobre o enredo, achei bem instigante, e os personagens bastante bem construídos, vendo por sua crítica. Adorei o desenho, e ja anotei a dica por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostei muito da premissa da história, uma pena que teve partes muito corridas. É bom ver fantasia na literatura brasileira. Espero que os próximos volumes proporcionem uma leitura bacana, assim como foi essa, e também muito melhor. Vou observar para ver se a autora evoluiu também na escrita (isso pode acontecer de um livro para outro rs) e aí penso se devo me arriscar ou não nessa leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Adorei a sua resenha e também amo um livro de fantasia! Gostei muito da premissa do livro e vou verificar se já tem no Kindle para ler.
    Dica mais que anotada.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.